segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Oficina de Reciclagem de Papel com a Professora Teresa


A reciclagem do papel é de extrema importância para o meio ambiente. Como sabemos, o papel é produzido através da celulose de determinados tipos de árvores. Quando reciclamos o papel ou compramos papel reciclado estamos contribuindo com o meio ambiente, pois árvores deixaram de ser cortadas. Não podemos esquecer também, que a reciclagem de papel gera renda para milhares de pessoas no Brasil que atuam, principalmente, em cooperativas de catadores, recicladores de papel e artesanato com papel reciclado. Pensando na importância para o meio ambiente o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, realizou uma oficina de reciclagem de papel, oferecida aos educandos pela Professora Teresa do Centro de reabilitação do nosso município.
A professora Teresa, juntamente com o educador social Miller Donizete, realizarão oficinas de construção de: cartões de papel reciclado, caixas decoradas de papel reciclado,  e cestas de frutas feitas de papel reciclado.

OBS: Tipos de papéis recicláveis
Tipos de papel que podem ser reciclados: papel sulfite, papelão, caixas de embalagens de produtos, papel de presente, folhas de caderno, entre outros.
Como fazer papel reciclado em casa (reciclagem caseira)
1º - Separe o papel que não está mais sendo utilizado, recorte em pequenos pedaços e coloque num recipiente com água. Deixe assim durante um dia completo.
2º - Pegue este papel molhado e bata num liquidificador ou mexa bastante até dissolver e virar uma espécie de massa.
3º - Coloque essa massa espalhada (no formato fino) numa espécie de rede fina e cubra com um peso que terá a função de prensar.
4º - Depois de 24 horas, retire o peso e deixe o papel secar, de preferência em ambiente seco ou ao sol.

Parabéns! A professora Teresa, pela criatividade e pela consciência da importância de preservarmos o nosso meio ambiente e ainda produzimos artes.  
  

Fotos: Maxsuel






Nenhum comentário:

Postar um comentário